Tem dicas de como preparar o coração de mãe?

Não. Não tem. Nem o dela, nem o do pai, do irmão, dos amigos....nem do meu próprio.

Já estou acostumada a despedidas, mas quando se vai fazer uma viagem grande sem ter lugar fixo para estar, para dormir, acho que a ansiedade nos faz ficar mais sensíveis e aquela dorzinha da despedida fica maior. Agora quando me separo do meu irmão tenho vontade de chorar, quando dou tchau aos meus sobrinhos fico pensando no quanto é bom estar com eles em sua inocência, implicâncias, risos, gritos e brincadeiras. Numa noite destas quando fomos dormir, minha sobrinha queria dormir ao meu lado e quando pensou que eu já tinha dormido começou a fazer carinho no meu rosto, no meu braço. Foi uma emoção enorme. Deu uma vontade de ficar. De ocupar um espaço um pouquinho maior na vida destes dois pequenos sobrinhos que tanto amo.

Quando comentei com a minha mãe sobre o meu post de dicas para arrumar a mochila e de outras pessoas mochilando pelo mundo ela me fez a pergunta que abre esse post. Fiquei pensando nisso e se não tenho como preparar o coração deles, o meu menos ainda. Por mais que eu viaje, a sensação de cada partida, de cada projeto e as expectativas são sempre novas e claro que o meu coração também fica apertado ao deixá-los por um tempo, mas sempre penso que no final das contas todos estão vivendo suas vidas.


Ao estar com a família, amigas e pessoas mais próximas sinto-me como uma folha que caiu... ficou por ali uns dias...e quando vem um vento mais forte a leva novamente. Estou no exato momento em que sinto o vento se aproximando. A expectativa é grande. O amor pela família também. Mas quando mais esta viagem terminar, o ciclo vai recomeçar e eu serei uma folha mais verde, renovada.  

A grande dica para preparar o coração de uma mãe para quem decide sair assim pelo mundo como eu é assegurar-lhe que em nenhum momento deixará de ser você. Que fará tudo o que a sua família passou anos te ensinando. Que manterá seus princípios e valores não importando o que digam. Ah e claro que não falará de boca cheia nem faltará com o respeito a ninguém e que estará sempre segurando o seu copo de bebida, aconteça o que acontecer :)

Comentários

Postagens mais visitadas